quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Barba por fazer

Com a correria do dia-a-dia fica cada vez mais difícil dispensar um tempo para cuidar da barba. Muitos homens acabam optando pela praticidade do visual ‘barba por fazer’, que ao contrário do que pensam, não é só deixar crescer. Além de ser um símbolo de masculinidade, nossos queridos pelos do rosto, quando bem cuidados, podem ‘consertar’ determinadas falhas da face.

Los Hermanos

Rostos arredondados não combinam muito com barba, porque dá mais volume ao visual. Mas se você não dispensa os pelos que Deus lhe deu, apare a barba seguindo as linhas do rosto.

Ator Leonardo DiCaprio - barba seguindo contorno do rosto


Cavanhaque e maxilar desenhados

Rostos quadrados combinam com cavanhaques, que alongam mais a face. Evite o uso de costeletas e defina a linha da barba com formatos arredondados.

Ator Jake Gyllenhaal - barba com corte arredondado

Costeletas discretas


No caso dos rostos que tem formato triangular a grande opção é a barba completa. Mas não saia com cara de ‘O náufrago´. O modelo ‘barba por fazer’ requer alguns cuidados. No final do post um vídeo dando umas dicas para quem quer aderir ao estilo.

Ryan Gosling adepto do estilo 'barba por fazer'


Percebam que a barba segue uma linha diagonal da costeleta até a altura da boca


Nos rostos ovais há uma infinidade de opções. É o tipo de face que combina com tudo devido a harmonia entre a maçã do rosto e o queixo.

Estilista Tom Ford


Barba em um comprimento grande, mas o formato do rosto ajuda a deixar o visual harmônico


E quem não teve sorte e possui uma barba com muitas falhas, é melhor mantê-la aparada, pois o contrário deixa uma aparência de descuido. A seguir o consultor de beleza, Fernando Torquato, dá umas dicas de como manter a barba por fazer e não te deixar com aparência de Los Hermanos. 


terça-feira, 13 de setembro de 2011

Visita ao barbeiro

Falar de cortes de cabelo masculino é bem complicado, além de aspectos físicos devemos levar em consideração muitos outros pontos como idade, tipo de trabalho, etc. Como acontece com praticamente tudo em nossas vidas, nem tudo que combina com o nosso amigo combina com a gente.

Assim como a moda (vestuário), a partir dos anos 90, foi buscar inspiração no que já havia sido criado, dando um ar moderno às peças das décadas passadas, o mesmo aconteceu com o cabelo. Um tipo de corte antigo mas com uma nova forma.

O ator George Clooney inspirado no famoso penteado slick da lenda Elvis Presley


O jovem ator James Franco e o eterno James Dean

De acordo com o hair stylist Christian Weisheim, do salão Hair Cult, a melhor saída são os cortes clássicos, pois funcionam sempre, principalmente em homens mais velhos.

Ator Ben Afleck 

Modelo mais curto

Os cortes mais curtos são os preferidos pelos homens. Raspa-se as laterais e deixa o restante do cabelo um pouco maior.  Esse tipo de corte deixa o maxilar mais em evidência e aparência mais forte.

Nesse tipo de corte deve-se levar em conta o formato da cabeça

Para os jovens, os cortes assimétricos, àqueles com pontas irregulares e repicadas, continuam em alta. Por deixar os cabelos mais soltos e com aspecto mais despojado são indicados para quem quer deixar o visual mais moderno.

Corte feito com navalha




Os moicanos continuam, porém mais discretos

As franjas que dominaram a cena Emo (rs) no início dos anos 2000 estão em alta mas com uma nova roupagem. O chamado corte fringe, inspirado no visual dos militares, que você já viu aqui, se caracteriza por ser curto na parte de trás e laterais, e com a franja mais longa e irregular.


Laterais e nuca mais curtas e franja maior

Corte fringe visto na lateral

Apesar de todas essas tendências ou modismos, o que mais devemos levar em consideração na hora de cortar o cabelo é o quesito 'sentir-se bem'. Quando for mudar o visual consulte um profissional para saber qual tipo de corte combina com o formato do seu rosto. Queira saber quanto a praticidade também, já que alguns precisam de determinados cuidados e uso de pomadas, fixador, etc.

E se você é a praticidade em pessoa e acha que ter cabelo um pouco maior é desperdício de shampoo, abaixo a solução dos seus problemas:

Docksides

Pra quem não sabe, os docksides são aqueles sapatos náuticos com solado desenhado que garantem aderência em superfícies escorregadias, como por exemplo os decks dos barcos. Até os anos 80 esse tipo de calçado era usado quase que exclusivamente por marinheiros, daí vem sua outra denominação boat shoe (sapato de barco). Os docksides representam muito bem a tendência das roupas unissex e sem restrições para idade.

Modelo tradicional


O modelo em couro, ou lona, com costura aparente, solado de borracha e cadarços são os mais tradicionais. O bacana é que temos um clima nada gélido e podemos usá-los com bermudas ou calças com a barra dobrada. Ah, e sem meias.


Os docksides também são a melhor escolha para quem quer construir um visual navy (estilo marinheiro). Para esse opção combine as peças listradas ou monocromáticas (característica do navy) com calçados escuros.

Dispense os casacos


Para um visual mais moderno escolha modelos em cores diferentes e use com calça jeans com a barra dobrada e camisetas.




E sim, você pode usar até com terno. O único cuidado que você vai ter é na calça, que precisa ter a boca  afunilada ou até mesmo dobrada.

Barras dobradas

Se não me engano na Richards tem umas opções bem bacanas, tudo mais puxado pro tradicional. Nas lojas de departamento se você procurar com atenção pode encontrar também, com um preço bastante em conta.

Versão bota. Se alguém encontrar por aí me avise rs

Vibe Michael Jackson