quarta-feira, 27 de abril de 2011

Grunge: de Seattle para o mundo

O grunge foi o ultimo grande movimento ‘anti-moda’ que o mundo conheceu. Foi marcado por uma cena musical totalmente independente. Surgiu no final dos anos 80, na cidade portuária de Seattle no Noroeste dos EUA. Região conhecida pelo grande número de assassinos em série, histórias de aparições de óvnis e ocultismo, sem esquecer também do fato de ser um local onde chove aproximadamente 200 dias por ano. Sem ter muito que fazer durante os longos dias de chuva, os jovens de Seattle se tornaram cada vez mais angustiados e a sensação de confinamento era tão grande que era impossível que algo não fosse acontecer, ou bom ou ruim.

Performances enérgicas e cruas


SoundGarden: Considerada pioneira no movimento

Assim como o punk, o grunge nasceu no underground, mas não possuíam os aspectos contestatórios do punk, nem muito menos as roupas espalhafatosas e maquiagem. A inspiração vinha da classe que estava escondida por trás de todo aquele estilo de vida yuppie que a cidade possui: a classe operária. A estética grunge era marcada pelo desleixo, e não dava espaço para teatralidades. Isso se refletia bastante nas performances das bandas, que dispensavam grandes produções e o foco era sempre a música. O visual era composto por roupas largas e sobrepostas, calcas rasgadas, tênis all stars ou botas militares, e a peça mais característica do movimento: as camisas xadrez de flanela, chamadas de camisa de lenhador.

Alice in Chains: ao lado do SoundGarden, Pearl Jam e Nirvana são os maiores representantes do Grunge

Nirvana: o maior ícone do movimento

O grande responsável pela popularização do grunge foi Kurt Cobain, líder da banda Nirvana. Seu hit “Smells like a teen spirit”, um hino dos anos 90, tirou o grunge dos inferninhos úmidos de Seattle e transformou o movimento em um fenômeno mundial. A crueza e agressividade do som eram uma resposta aos exageros e ostentações do Glam Rock e de tudo que era moda nos anos 80. A realidade tediosa da juventude de Seattle não dava espaço para letras vazias e artificialismo. O álbum Nevermind do Nirvana foi a prova concreta da viabilidade comercial do rock alternativo e musica com conteúdo.

Capa do álbum Nevermind: Transformou o Nirvana e o grunge em um fenômeno mundial

Não demorou muito para a moda incorporar o movimento. Além da música, o grunge tornou-se um estilo revolucionário também na moda. O desleixo tomou o lugar do luxo. E diversos estilistas foram buscar referência ao que antes era considerado inadequado, e como um soco no estômago o mercado foi invadido por blusões sujos, calças rasgadas e cabelos que há muito tempo não viam um shampoo.

Camisa de flanela, calça rasgada e tênis sujos

O visual junkie e decadente ditou até o ideal de beleza das modelos. Foi o fim da era das super modelos de corpos perfeitos como Cindy Crawford e Cláudia Shiffer, que deram lugar às meninas extremamente magras e com aparência de quem estavam prestes a sofrer uma overdose. O grande ícone dessa onda chamada de Heroin Chic, é a super magra modelo Kate Moss.

Cindy Crowford: Ideal de beleza dos anos 80

Kate Moss: Heroin Chic

Junkie: Kate Moss fumando durante desfile

O que torna o grunge um movimento único é exatamente ser a realidade de um local específico. Os sentimentos de amargura, angústia e depressão apresentados em seus riffs de guitarras e versos só são fielmente produzidos por quem viveu aquela situação específica de Seattle. Por esse motivo eles não acreditavam que existia uma cena, era na verdade um todo e a essência do grunge não estava nas roupas dos músicos e sim no estilo de vida. As bandas não pregavam um padrão de comportamento, mas faziam parte do mesmo lado excluído da sociedade de Seattle

Editorial de moda: Grunge de grife



O declínio do movimento começou com o suicídio de Kurt Cobain, em abril de 1994. O estilo já estava popularizado, e para os seguidores a “fama” destruía o que era real para eles e o que a música representava, no momento em que se transformava em mercadoria.

Pearl Jam

Por volta de 1997 a banda pioneira do movimento, o SoundGarden, se dissolveu e encerrou o grunge como gênero musical popular. Bandas como o Pearl Jam continuam até hoje gravando e fazendo turnês, com menos sucesso, mas com a mesma pegada da época. Esse estilo tornou as letras das músicas algo mais pessoal, mas ainda de interesse comum, mudando o comportamento de jovens e a história do rock. E mesmo hoje, 20 anos depois, continua influenciando bandas do mundo todo, mas que são apenas rabiscos perto daquele que foi um dos maiores movimentos da história da música.


A seguir um trecho do documentário Hype! de 1995. No vídeo abaixo depoimentos de personagens que fizeram parte da "cena" contando como as coisas ficaram fora de controle.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Feriadão: se fizer sol...

Feriadão chegando e tudo que você consegue pensar é em sol, praia, piscina, rio, lagoa e afins...Claro se esse clima chuvoso não se estender aos próximos dias. Aí você corre na sua gaveta e o que encontra? Aquela sunga velha de guerra, desbotada e com o elástico esticado. Mas calma! O Pós Barba vai te dar umas dicas de como não passar vergonha na hora de mergulhar nesses dias de descanso.

Existem muitas opções na chamada moda praia: shorts, bermudas e sungas de diferentes modelos. Na escolha da peça devemos levar em consideração o tipo físico e também sua personalidade.

Sungas

Depois de alguns anos no esquecimento elas voltaram a dominar a moda praia. Por ser uma peça que deixa o corpo mais a mostra são indicadas para quem está em dia com a academia. Mas se você mesmo fora de forma gosta de usá-las dê mais atenção ao modelo e estampa.  As sungas mais largas (quadradas) também chamadas de Sungas Box são as mais indicadas. Como as laterais são maiores elas valorizam o contorno o corpo.

O ator Marcelo Farias: sungão


Sungas coloridas e estampadas estão em alta 
A opção da direita é uma boa dica para compor um visual mais sério.


A tendência são as estampas coloridas e de diferentes padronagens. Escolha cores que contrastam com sua pele e que combinem com seu estilo.

Se for correr ou praticar esportes use o tênis sem meias ou com as do tipo soquete

Quem está acima do peso deve evitar  sungas muito largas ou muita finas. Ou seja, o modelo tradicional tipo nadador é o aconselhado: estampas discretas e cores escuras. Como o sungão tem a cintura baixa, é importante observar a parte de trás para não correr o risco de deixar seu cofrinho à mostra.

Sunga tipo nadador para quem está com uma barriguinha de chopp

Cores escuras



Shorts e bermudas

Mesmo perdendo um pouco de espaço para as sungas, as bermudas e shorts ainda são a escolha da maioria dos homens. As boardshorts (bermuda de surf) têm uma forte aceitação. Na hora da escolha devemos ter cuidado com as estampas e tipos de tecido.  Sarja e jeans definitivamente não são para praia. Opte por tecidos leves como o tactel, que secam rápido. Outro ponto importante a ser lembrado é o comprimento da bermuda. Os homens de estatura mais baixa devem evitar as mais compridas, pois achatam a silhueta.

As boardshorts roubam a cena

Meninos magros optem pelas bermudas, pois ficam mais elegantes que as sungas



Ator Bruno Gagliasso: Comprimento da bermuda deixou a silhueta achatada

Os shorts por ficarem mais ou menos na altura das coxas são bastante confortáveis para prática de esportes. Tanto no caso das bermudas como dos shorts é sempre bom usar uma sunga por baixo. Além de questões higiênicas, as sungas secam mais rápidas que as cuecas, você pode tirar a bermuda caso se sinta mais a vontade.

Ator Paulinho Vilhena com bermuda customizada

Por serem mais curtos dão mais mobilidade e a melhor opção para quem não 
gosta de se exercitar de sunga


Bermudas para quem está acima do peso. O erro está na estampa chamativa


Gerard Butler 


E independente de qualquer coisa o que vale mesmo é como você se sente. Existem muitos homens que mesmo com o corpo em forma não se sentem a vontade com determinados tipos de roupa, e vice versa. Então basta adaptar e escolher peças que reflitam sua personalidade e estilo.

Porém um conselho: Evite sungas muito cavadas pois elas são muito vulgares e você está numa praia e não em um clube de mulheres.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Avohai lança preview da coleção outono-inverno 2011

A Avohai lança a prévia da coleção outono-inverno 2011. A nova coleção, “Poço dos desejos”, foi inspirada numa das paisagens mais bonitas do RN, o Poço da Moça, localizado em Jardim do Seridó. Diante de tanta beleza natural, fauna e flora impactantes, a Avohai está apostando na elegância dos anos 40, no estilo romântico, além do militar, uma tendência que vem se mantendo desde coleções passadas. As peças estão disponíveis nas lojas Avohai do Midway Mall, Natal Shopping e Cidade Alta.

A seguir o editorial da nova coleção com o modelo Bruno Fonseca (@_brunofonseca_)








sexta-feira, 8 de abril de 2011

Uma noite em Vegas!

Nessa sexta (08) a cidade dos cassinos e dos hotéis luxuosos será homenageada. A festa “Uma Noite em Las Vegas” vai trazer toda a “efervescência” da Las Vegas Boulevard. O Pós Barba vai te dar umas dicas de como se vestir e se sentir no filme “Onze homens e um segredo”. A gente se baseou nas bandas que surgiram naqueles lados como o The Killers e Panic at the Disco.

Brandon Flowers, líder do The Killers, tem um estilo copiado por muitos garotos ao redor do mundo e seu estilo “comportado junkie” reflete muito bem a atmosfera de Vegas.

 A camisa branca, com calça de alfaiataria e a gravata borboleta são super elegantes. Para quebrar o visual, porque  você vai pra uma balada, pode colocar um tênis allstar e dobrar as mangas da camisa. Dobre apenas uma vez, até o antebraço. E lembre : a calça tem que ser bem ajustada e com um comprimento correto.

Um visual mais simples e fácil de produzir. O colete como já disse antes, é uma peça chave e você pode usar praticamente com tudo. As calças com as “dobras italianas” e botas. Dica: na Riachuelo e C&A tem uns modelos de botas com uns preços ótimos.


Visual largado do Panic at the Disco


Escolha sua melhor roupa porque enfim Vegas merece. Dispense o blazer, estamos em Natal

Outra peça que remete muito aos musicais que acontecem na noite de Vegas são os chapéus que são muito estilosos. Os modelos Coco, Estilo Fedora e Al Capone são os mais indicados.

Os “fedora” estão um pouco banalizados, mas com uma produção bacana você se diferencia. Por isso nada de puxá-lo pra frente, use na parte de trás da cabeça.


Modelo Al Capone. Com esse você vai ser o próprio magnata do petróleo se divertindo nas máquinas de Vegas e perdendo algumas centenas de dólares. Tem bigode, que tal deixá-lo fininho? 


Tipo “Coco” imortalizado por Charles Chaplin. O lápis no olho é totalmente dispensável.

E você ainda pode fazer o tipo “rock star decadente” muito bem representado por Kid Rock. Que eu acho o mais legal \m/.

Beirando à cafonice mas se sentindo o "cara"


Utilize assessórios à vontade: anéis, correntes, pulseiras... calcinhas no pescoço. (Essa última foi piada)


E que tal chegar na festa em companhia de alguém com antecedentes duvidosos?


Agora que você está pronto para ir à Vegas, go do your bets.

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Cabeça Feita

Já falamos aqui de como o militarismo tem influenciado as peças de roupa, agora vamos expandir esta temática. Se você não encontrou nada no seu guarda-roupa, pelo menos seus cabelos não vão ficar de fora. O corte militar tem feito a cabeça dos homens e é muito fácil: laterais bem curtas, geralmente cortadas com máquina. Os fios do topo da cabeça ficam maiores, mas o tamanho pode variar de acordo com o seu gosto.





Você só não precisa deixar uma franja como Fiuk, né?

terça-feira, 5 de abril de 2011

Sentido!

A tendência militar é uma aposta pra esta estação, mas é bom você ficar de olho porque ela está sempre "reaparecendo" de tempos em tempos. Ok, a inspiração é militar, mas você não precisa ir revirar o baú do seu tataravô que foi do Exército, ou pedir o uniforme completo do seu amigo recém-formado Piloto, nós vamos dar umas dicas pra você ficar por dentro.

O camuflado é composto de diferentes tons de verde, marrom, bege e cinza, com cara terrosa e bem natural. As peças também tem aplicações de bolsos para facilitar o transporte de objeto, também chamada de "utilitária". Agora é só juntar isso, e está liberado o uso de calças e bermudas cargo. Outra opção é trabalhar com uma variação de cores para não sobrecarregar o visual.




Para garantir os passos da marcha o melhor mesmo são as botas com cano mais alto



Mas se você acha bota um pouco radical, uma boa escolha são os abotinados com aspecto mais "pesado"



Para os mais discretos que não querem ficar de fora, uma boa saída é customizar peças neutras como broches, botões ou acessórios que remetam a esse estilo.




Depois de tanta coisa, a melhor arma para combinação é usar branco, preto e nenhuma outra estampa.

Se você ainda não acredita, Michael Jackson já vinha ditando moda desde o século passado